


Mosaico Canadense
Multiculturalismo canadense continua em alta - com os maiores números de imigrantes desde 1931
Entre 2001 e 2006, 1.1 milhões de imigrantes chegaram ao Canadá. Desde que o país deixou de ser Colônia Britânica, em 1931, o o país tem sido lar para sua maior proporção de imigrantes - um em cada cinco residentes do país são nascidos em outro país, e o crescimento demográfico continua dependente da imigração.
A Austrália ficou em primeiro lugar no ranking de imigrantes, e o Canadá em segundo. Os lugares mais comuns de origem dos recém-chegados são a Ásia e o Oriente Médio (58.3%), seguido pela América Central e do Sul, Caribe (10.8%) e África (10.6%).
Um quinto dos entrevistados pelo Statistic Canada revelam ter outro idioma, fora as oficiais do país, como língua primária. Mais de 200 idiomas foram registrados na pesquisa - o mandarim como o mais falado.
Os destinos escolhidos? Montreal, Toronto e Vancouver. O interessante é que os imigrantes têm se instalado nos suburbios, registrando números maiores do que nas próprias cidades. Centros como Calgary, Edmonton, Winnipeg e London tem um número maior na fatia de novos imigrantes.
Em Toronto, o número caiu de 10.8% para 11.4%, com ganhos nas áreas de Mississauga, Brampton, e Ajax crescendo, devido aos imóveis mais em conta e comunidades étnicas já estabelecidas. Enquanto a maioria desses imigrantes se estabelecem nos subúrbios, oficiais de imigração se preocupam com a dificuldade de integração dos recém chegados, temendo uma alienação devido à barreiras de idiomas e trabalhos mal pagos.
Além disso, esses imigrantes são mais jovens que a média canadense, buscando um mercado com dificuldades em integrar trabalhadores estrangeiros.
O Canadá se tornou o primeiro país do mundo a tomar para si o multi-culturalismo como uma regra oficial, há 36 anos.
Por um lado, o multi-culturalismo do país significa que o Canadá está mais apto e capaz a competir economicamente no mundo. Porém, esse isolamento nos suburbios, além de enfrentar duras barreiras
para obter experiência de trabalho e credenciais estrangeiras reconhecidas, tem criado uma dificuldade enorme na adpatação do imigrante.
para obter experiência de trabalho e credenciais estrangeiras reconhecidas, tem criado uma dificuldade enorme na adpatação do imigrante.Mais de 10% dos novos imigrantes são crianças em nível escolar, entre 5 a 16 anos - mais de metade não tem o inglês como primeira língua, e as escolas ainda não têm recursos suficientes, e as províncias correm para se adaptar.
"Precisamos criar mais oportunidades para pessoas interagirem, dialogarem e se entenderem", afirmou Tung Chan, líder de uma agência de serviço ao imigrante em Vancouver.
O "boom" de Alberta
Entre as província
s canadenses, Alberta foi a que ganhou o maior número de imigrantes - tomando o primeiro posto de Ontario. Não só isso, como Ontario teve mais pessoas se mudando para o lado oeste do que relocando para a própria província.
Entre as província
s canadenses, Alberta foi a que ganhou o maior número de imigrantes - tomando o primeiro posto de Ontario. Não só isso, como Ontario teve mais pessoas se mudando para o lado oeste do que relocando para a própria província.O Censo também revela que entre 2001 e 2006, 226.865 pessoas se mudaram para Alberta vindas de outras províncias, comparando com 185.785 que se mudaram para Ontario.
O motivo para esse boom é a falta de mão de obra e a exploração de energia na qual o governo está investindo na província de Alberta. Muitos brasileiros estão sendo recrutados, no próprio país, para trabalharem na província. Apesar do apoio do governo nessa explosão de imigrantes, muitos temem que haja uma grande pressão na intra estrututa e serviços sociais e de saúde da província.
------
------
Entrada Ilegal nos EUA pelo Canadá
Nos últimos dois meses, o número de pessoas presas pela Imigração americana tentando cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá foi maior do que o total dos últimos 12 meses.
Nos últimos dois meses, o número de pessoas presas pela Imigração americana tentando cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá foi maior do que o total dos últimos 12 meses.
Na fronteira de Washington com British Columbia, um grupo de coreanos foi preso após tentar cruzar a fronteira a pé, no fim de novembro. O grupo de 11 contava com duas crianças, uma de 12 anos, outra de 14.
Segundo os coreanos, cada um pagou $2,000 a um canadense que iria os levar aos EUA, onde iriam encontrar familiares que já moravam no país.A faixa entre B.C e Washington tem sido uma área procurada por imigrantes clandestinos. O canadense envolvido foi preso, os coreanos devem ser deportados. Segundo o governo americano, se essa tendência prosseguir, eles estarão preparados para pôr um fim nela.





No comments:
Post a Comment