Monday, December 10, 2007

Editorial

Mais um ano passa voando. Outro verão, outro outono, e, claro, mais um inverno. Esse mês, a Gazeta completa 5 anos de existência. Mais um ano de barreiras quebradas, aprendizado e dificuldades. O jornal virou revista, passou a contar com uma equipe maior, e a tentar abranger também um público mais jovem, buscando ser mais dinâmico.

Em uma comunidade lentamente em crescimento e ainda com uma demanda reprimida, em que a maioria das pessoas fica por um tempo e logo volta para casa, é difícil construir e criar um ritmo de crescimento. Contra todos os obstáculos, a Gazeta continua firme e forte, em seu quinto ano. Sempre tentando melhorar, informar, envolver a comunidade - em se fortalecer e ao mesmo tempo incentivar os brasileiros a sair e a aproveitar todas as oportunidades culturais que esse país oferece.

No Guia de Inverno 2007, organizamos os melhores esportes e opções de lazer para praticar na neve. A lista era maior do que conseguimos publicar - existem muitas atividades de inverno! - mas opções que, incomuns ao brasileiro, podem ser confusas e parecer muito distantes ou complicadas. Tentamos simplificar o máximo possível a lista, explicando como, quando, e onde, tentando despertar o interesse de todos que começam a ficar mais desanimados com o frio e os dias cinzentos. Tem como se divertir, sim, e muito.

Fora isso, a revista esse mês veio um pouco mais política - explicando o envolvimento do Canadá no Afeganistão, o protocolo de Kyoto, o desenvolvimento no nordeste do país e revelações das novas pesquisas pelo Statistics Canada de que os números de imigração do país têm sido os mais altos desde 1931. Além de uma revista comunitária, tentamos entreter e informar. Além disso, contamos com uma nova sessão portuguesa, a 'Lusitana'. Nada mais óbvio, já que as comunidades estão tão próximas, com a distribuição da revista sendo feita sempre em lugares brasileiros e portugueses, logo atingindo ambos os públicos.

Nas últimas páginas da Gazeta, a sessão Comunidade se fortifica, com fotos, eventos, patrocínios, jogos e lugares novos que são abertos. Para aumentar a interação do leitor com a revista, a sessão 'Mural' passa a funcionar como a página do leitor, onde é possível colocar a 'boca no trombone'. Esperamos que nessa tentativa, a comunidade passe a discutir mais temas que a envolve, participando e debatendo.

No comments: